Entrevista: A Pedagogia Na Educação Infantil
- Haline Freitas
- 31 de out. de 2015
- 3 min de leitura

Esta entrevista foi realizada com uma professora que atua na Educação Infantil em uma escola de ensino público, localizada em Santa Maria - DF.
1-Fale sobre a sua formação acadêmica.
No Ano de 2002, formei-me no curso de Pedagogia Administrativa, cursado na FIPLAC - Faculdade Integrada do Planalto Central. Um ano depois, fiz uma Especialização em Ensino Especial. No decorrer dos anos fui ainda participando de vários cursos de especialização e atuação na área pedagógica, sempre buscando me manter informada sobre novos métodos de ensino e aprendizagem.
2 -O que fez você escolher a profissão de docente na Educação Infantil?
Para falar a verdade, quando jovem, nunca havia passado por minha mente ser professora, porém, foi algo que aconteceu em minha vida e acabei gostando muito. Em minha cidade, na época, não tínhamos muita opção. Ou se cursava o magistério, ou científico. Escolhi o magistério, porém meu grande nível de timidez não permitia que eu ao menos me imaginasse em uma sala de aula cercada por crianças. Ao final do curso, prestei um concurso público, passei e logo fui chamada para tomar posse. E foi aí que se iniciou a minha trajetória.
Meu primeiro dia em sala de aula como professora foi muito estranho - acredito que muitos, senão todos os professores compartilham dessa sensação - mas tudo correu bem. Nesta época não pensava em fazer uma graduação pois para minhas condições financeiras na época, isto era algo surreal. Porém, em pouco tempo, devido as exigências do governo – que dizia que todo professor precisaria ter formação acadêmica – iniciei o curso de Pedagogia. Não me arrependi, é claro, e sempre busquei – e continuo buscando – por mais conhecimentos para que possa sempre melhorar minha didática e minhas aulas.
Sou realmente apaixonada pela Educação Infantil. É muito bom ver e participar do desenvolvimento das crianças. Confesso que também aprendo muito com elas. Já tive a oportunidade de trabalhar com as séries iniciais - atuais Primeiro a Quinto anos – porém sempre me identifiquei mais com a Educação Infantil.
3 - A sua formação no curso superior de Pedagogia foi suficiente para que pudesse desenvolver um trabalho docente seguro e de qualidade junto aos seus alunos? Explique:
Definitivamente não. Acredito que nenhum curso tem o poder de ser suficiente na vida do educador, ele apenas tem o papel de abrir novas possibilidades de busca. E por falar em busca, concordo com Nóvoa (2000, p. 23), quando ele diz que “o aprender contínuo é, e se concentra em dois pilares: a própria pessoa como agente e a escola como lugar de crescimento profissional permanente”, ou seja, para o aprender, a busca contínua é necessária para a nossa profissão.
4-Quais são as suas maiores dificuldades profissionais?
Tendo em vista que a Educação Infantil é algo novo e que apenas recentemente o governo passou a ter um novo olhar para esses pequenos, penso que ainda falta maiores esclarecimentos para a sociedade sobre o que se trabalha na Educação Infantil. É certo que alguns sabem, mas ainda é pouco. Acredito que através desses conhecimentos, possam aprender a valorizar melhor as nossas crianças.
5-Que nota você daria para o seu trabalho como docente e o que buscaria melhorar?
Não me daria 1, 5 ou 10 , pois penso que como professor e ser humano estamos em constante aperfeiçoamento, traçando metas e buscando por formas que possam contribuir para a melhor formação de nossos alunos.
Análise dos dados obtidos na pesquisa de campo.
Analisando os dados da entrevista, notamos que o processo de ensinar está sempre ligado ao processo de aprender. Nunca vamos obter todo o saber, independente da quantidade de anos que lecionamos. E foi o que pudemos percebemos com a pesquisa de campo. A professora entrevistada demostrou paixão e amor pelo que faz mesmo a educação infantil não sendo tão reconhecida. O profissional da área deve está sempre buscando manter-se informado buscando novas metodologias de ensino.
A escolha pela educação nem sempre é tão simples e lógica, mas envolve paixão e dedicação. A ideia de que só o curso de pedagogia pode tornar um profissional completo é engano; como foi citado, como professor e ser humano estamos em constante aperfeiçoamento, traçando metas e buscando por formas que possam contribuir para a melhor formação de nossos alunos`.
Principalmente na educação pública existem dificuldades para os profissionais
da área, mas todos demonstram empenho e dedicação para que esses primeiros
anos da vida escolar da criança seja lúdico.
Comments